Promovemos o bem-estar psicológico ao longo da vida

Psicologia

A criação do Departamento de Psicologia decorreu na década de 90, sob a forma de um gabinete de consulta, destinado a responder às necessidades de avaliação e acompanhamento psicológico dos utentes do Departamento de Infância (infância). Posteriormente alargou a resposta às valências do Idoso e Ação Social. A partir de 2005 deixou de servir apenas como recurso interno da instituição, passando a funcionar como consulta externa, aberta à comunidade.

Atualmente o departamento tem comparticipação financeira parcial por parte da Câmara Municipal de Sintra, permitindo praticar uma política de preços acessível, nomeadamente a isenção de pagamento em situações de vulnerabilidade social.

A consulta externa constitui-se como resposta dirigida à comunidade, abarcando todo o território concelhio e disponibilizando apoios da competência da psicologia clínica e da saúde, como sejam psicoterapia ou psicodiagnóstico, ou da psicologia educacional, nomeadamente orientação escolar e profissional.

 

O Departamento de Psicologia contribui para a formação de futuros psicólogos através da integração de estágios curriculares e profissionais protocolados com o ISPA- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, com a Universidade Autónoma de Lisboa e com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Para além da intervenção na área da saúde mental, o departamento dedica-se ainda à formação e investigação científica, tendo vindo a desenvolver alguns estudos disseminados no contexto académico e profissional.

Missão

O Departamento de Psicologia da Santa Casa da Misericórdia de Sintra tem como missão a promoção da saúde mental e da intervenção terapêutica na doença, junto de população vulnerável, portadora ou em risco de doença mental.

Público-alvo

A população-alvo da consulta externa são os residentes no concelho de Sintra, independentemente da fase do ciclo de vida em que se encontram e das suas condições socioeconómicas e culturais. São acompanhados pacientes, de todas as idades, com diversas perturbações de carácter emocional, comportamental ou cognitivo, através de avaliação psicológica ou intervenção psicoterapêutica.

A Nossa Equipa

Dra. Isabel Castelo

Coordenadora do Departamento de Psicologia da Santa Casa da Misericórdia de Sintra

Dra. Alexandra Dias

Psicóloga Clínica

Contactos

Se pretender obter mais informações contacte-nos:

Telefone

21 923 92 70

E-mail

psicologia@misericordiadesintra.pt

Se pretender fazer uma pré-inscrição para consultas de psicologia, descarregue, preencha a ficha de inscrição e insira no formulário.

Ficha de Inscrição