Apresentação da SCMS
A Santa Casa da Misericórdia de Sintra é uma das mais antigas e prestigiadas Instituições de Solidariedade Social do concelho de Sintra. Fundada em 1545 tem vindo a prestar apoios sociais aos mais desfavorecidos.
Atualmente dedica-se a quatro áreas de intervenção prioritárias, apoio ao Idoso, Infância, Ação Social e Psicologia. Disponibiliza um conjunto de serviços imprescindíveis à melhoria da qualidade de vida da população desfavorecida: equipamentos de apoio à Infância, Serviço de Apoio Domiciliário, Banco de Ajudas Técnicas, consultas de Psicologia, apoio alimentar, apoio social, Centro de Emergência Social (com refeitório, balneário e lavandaria social), Cantina Social e Loja Social.
À semelhança de outras Misericórdias, é constituída por uma Irmandade com cerca de 200 Irmãos que colaboram voluntariamente na gestão da Instituição. Existem outros voluntários que se dedicam diariamente às causas da SCMS, bem como, cerca de 70 colaboradores que desempenham diversas funções na Instituição.
A SCMS tem uma intervenção concelhia, acolhendo indivíduos de todas as freguesias do concelho, apoiando por isso, milhares de utentes mensalmente.
A SCMS é uma entidade privada, com fundos próprios, sendo o seu orçamento constituído maioritariamente por receitas provenientes de subsídios públicos (comparticipações financeiras estatais) e dos serviços que presta, nomeadamente, as mensalidades provenientes dos utentes dos equipamentos de Infância e da área do Idoso.
As Misericórdias são entidades independentes, que assumem constituição jurídica, áreas de atuação e fundos distintos. Desta forma, à semelhança de outras Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social, a SCMS possui restrições orçamentais.
Para aumentar as suas receitas, a Instituição tem desenvolvido atividades de angariação de fundos, apresentando candidaturas à obtenção de financiamento externo e conta com o apoio de doadores (particulares e empresariais).