Creche e Jardim de Infância da Portela de Sintra

Valência de infância da Santa Casa da Misericórdia de Sintra que se destina a cooperar com os pais na educação dos seus filhos, tendo como principais objetivos criar ambiente e meios que proporcionem uma aprendizagem e um crescimento saudáveis.

A sua inauguração oficial teve lugar no dia 24 de setembro de 2002. Pensado para desenvolver a sua atividade em todos os domínios do ensino Pré-Escolar, encontra-se estruturado da seguinte forma: uma sala de Berçário, duas de Parque 1, duas de Parque 2, quatro de Pré Escolar, uma sala Polivalente, um refeitório para a creche e uma cozinha.

Localizada numa zona calma, adjacente a moradias, com vista para a Serra de Sintra e com um vasto jardim circundante, tem um ambiente propicio ao crescimento saudável das crianças com diversas potencialidades para o desenvolvimento de atividades de exterior. Atualmente o equipamento dá resposta a 146 crianças, sendo 71 de Creche e as restantes 75 em Pré Escolar.

  • Destinatários: crianças dos 4 meses aos 2 anos
  • Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 7h30 às 19h00
  • Atividades : passeios mensais, Expressão Musical, Motricidade e Jogo, Inglês, Karaté e Hip Hop 
  • Serviços: refeições, apoio psicológico e social

Inscrições e Mensalidade

As inscrições decorrem entre março e abril, sendo anunciado o respetivo período anualmente. Para tal, terá que ser entregue a ficha de inscrição e os documentos comprovativos das despesas e rendimentos da família.

Os custos de funcionamento dos equipamentos de infância são comparticipados pela Segurança Social e pelas famílias. A mensalidade das famílias é calculada, de acordo com as despesas e rendimentos do agregado familiar.

Após as inscrições, procede-se o processo de análise e seleção dos utentes, de acordo com as vagas existentes e considerando os critérios definidos em regulamento.

As matrículas decorrem entre junho e julho, sendo anunciado o respetivo período anualmente. Para mais informações consultar o Regulamento, disponível para consulta na seção da Secretaria.

Sistema de Gestão de Qualidade

Tendo como objetivos a melhoria contínua dos serviços prestados e o cumprimento dos requisitos propostos pelo Instituto da Segurança Social (ISS), os equipamentos de Infância da SCMS têm vindo a implementar um Sistema de Gestão de Qualidade.

Este Sistema é baseado no Referencial de Qualidade do ISS e tem contribuído para a melhoria das práticas pedagógicas, organização e funcionamento dos equipamentos.

O referencial de Qualidade foi produzido pelo ISS para a valência de Creche. A SCMS adaptou este modelo à valência de Pré-Escolar, implementando boas práticas transversais a todos os equipamentos.  

Serviço de Refeições

A alimentação escolar tem uma importância fundamental para um bom desenvolvimento e crescimento das crianças. É na escola que os alunos passam grande parte do dia tomando aí várias refeições e, para tal é necessário incutir logo desde pequenos bons hábitos alimentares.

As ementas das valências da infância da SCMS foram elaboradas tendo em conta as necessidades nutricionais das crianças e a importância de uma alimentação saudável, no que diz respeito à variedade, qualidade e quantidade dos alimentos utilizados.

As refeições são confecionadas em cozinha própria da distribuição, por empresa externa especializada, que elabora as ementas e assegura o cumprimento das boas práticas de Higiene e Segurança Alimentar.

Razões de Preferência pelos Equipamentos de Infância da SCMS

São várias as razões que têm influenciado a escolha dos pais, pelos nossos equipamentos de infância:

  • Equipamentos reconhecidos pela Segurança Social e Ministério da Educação
  • Mensalidades comparticipadas pela Segurança Social
  • Experiência e qualidade pedagógica dos recursos humanos
  • Espaços exteriores amplos, com jardim, horta e zona de recreio
  • Horários alargados
  • Confeção de refeições por uma empresa especializada em cozinha da instituição
  • Atividades variadas: passeios e visitas, Horta Biológica, Expressão Musical, Motricidade e Jogo, Inglês, Karaté e Hip Hop

Como ajudar

Sem fins lucrativos, independente do Estado e das restantes Misericórdias, a SCMS precisa de apoios externos para melhorar as suas atividades.

Os pais poderão apoiar os nossos equipamentos de infância e ajudarem de diversas formas:

Contactos

Morada

Rua Vergílio Ferreira, Nº 8
2710-717 Portela de Sintra
(nas traseiras do estádio de futebol do Sport União Sintrense)

Telefone

21 923 19 67 / 96 470 30 47

Diretora técnica e pedagógica

Kathia Gomes
E-mail: kathia.gomes@misericordiadesintra.pt

Serviços administrativos

Sandra Monteiro
E-mail: infancia@misericordiadesintra.pt