Ajudamos as crianças a desenvolver as suas competências

Objetivos pedagógicos da valência de Creche

Os objetivos pedagógicos das creches da SCMS são baseados no Manual de Processos Chave para Creche (Sistema de Gestão de Qualidade) do Instituto da Segurança Social.

  1. Assegurar a prestação de cuidados adequados ao desenvolvimento e bem-estar das crianças no que respeita à segurança, higiene e nutrição;
  2. Desenvolver o máximo de competências e capacidades das crianças através da promoção de um ambiente facilitador à brincadeira ativa, descoberta, interação, exploração, criatividade e à resolução de problemas por parte das crianças;
  3. Criar um ambiente adaptável às necessidades e interesses individuais das crianças facilitando a sua confiança e iniciativa;
  4. Estabelecer relações que favoreçam a participação ativa da criança;
  5. Criar uma rotina diária consistente que reforce o sentimento de pertença e a adaptação da criança ao quotidiano.

Todo o trabalho desenvolvido na creche tem como grande objetivo promover o desenvolvimento integral da criança ao nível sócio afetivo, cognitivo e psicomotor.

Áreas de Desenvolvimento

Neste sentido, serão trabalhadas as seguintes áreas de desenvolvimento:

  1. Físico-Motora
  2. Pessoal e Social
  3. Aprendizagem e Cognição
  4. Higiene, Saúde e Segurança

Para mais informações consultar o Projeto Educativo, disponível na secção da Secretaria

Equipa

O Departamento de Infância da Instituição é composto por uma equipa pedagógica com formação e competências adequadas. Trata-se de uma equipa fixa, sendo maioritariamente composta por trabalhadores pertencentes ao quadro de pessoal da Instituição.

As crianças são acompanhadas por uma equipa empenhada que realiza atividades para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, estabelecendo relações de confiança e carinho, respeitando o ritmo, as necessidades e características individuais de cada criança.

O funcionamento dos equipamentos de infância é supervisionado pela Diretora Pedagógica, Kathia Gomes.

Como ajudar

Sem fins lucrativos, independente do Estado e das restantes Misericórdias, a SCMS precisa de apoios externos para melhorar as suas atividades.

Os pais poderão apoiar os nossos equipamentos de infância e ajudarem de diversas formas: