Eco-Escolas
O Eco-Escolas é um programa internacional que visa encorajar e premiar atividades escolares no âmbito da Educação Ambiental. Em Portugal, o programa é acompanhado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que se dedica às causas ambientais.
Anualmente, as escolas podem candidatar-se ao programa, realizar um conjunto de atividades subordinadas aos temas base da Água, Energia e Resíduos, bem como, trabalhar outros temas complementares e/ou anuais. No final, se as escolas atingirem os objetivos do programa são galardoadas com a Bandeira Verde.
O Jardim de Infância da Portela tem concorrido ao programa desde o ano letivo 2008/2009, tendo recebido anualmente a respetiva Bandeira Verde.
O projeto inclui a realização de atividades pedagógicas sobre os temas anteriormente referidos, tais como, a separação de resíduos, reutilização de materiais, campanhas de sensibilização para a proteção da Natureza e poupança de recursos, recolha de artigos para reciclar, histórias, jogos e encenações, cultivo da horta biológica, visitas à comunidade, visitas a museus, entre muitas outras.
Para o equipamento de Infância revelar sustentabilidade ambiental será necessário envolver toda a comunidade escolar neste desafio. A sensibilização ambiental não se limita à sala de atividades (crianças), deverá chegar a todas as funcionárias do JIP, aos encarregados de educação e comunidade envolvente. Foi nesta perspetiva que foi criado o Conselho Eco-Escolas, composto pela equipa pedagógica, encarregados de educação e representantes de entidades locais, reúne durante o ano letivo para realizar o planeamento e a avaliação do projeto.
Os encarregados de educação poderão contribuir com ideias, recolher materiais e participar em algumas atividades. Terão acesso a notícias sobre o programa através do painel Eco-Escolas afixado à entrada do JIP, no Site e página de Facebook da Instituição. Poderão ainda incentivar as crianças a manter boas práticas ambientais em casa, tendo como referência o nosso Eco-Código.