A intervenção de saúde oral dos utentes do CAPSA, que tem ocorrido desde o dia 3 de Junho, tem sido também uma festa!
É, de facto, uma intervenção clínica da maior importância, não só pelo benefício que traz a estas pessoas, mas pelo sinal muito particular de solidariedade evidenciado pelos profissionais de Saúde Oral, a começar pela Dra. Gisela Oliveira e a Sandra Monteiro, que foram as mentoras desta ideia e as respetivas equipas envolvidas neste trabalho, como também das clínicas Dental+ em Massamá e da Clínica Dentária de Rio de Mouro, que se disponibilizaram para que fosse possível realizar tão nobre tarefa.
Será justo destacar a complexidade desta operação, cujo programa exigiu por parte de todos os elementos externos e da Misericórdia de Sintra, em particular do CAPSA, a demonstração de uma elevada capacidade de organização, competência e abnegação, desde a intervenção de diagnóstico e preparação que ocorreu no dia 6 de Maio, nas próprias instalações do CAPSA, até ao cuidado e grande dedicação que os colaboradores do CAPSA proporcionaram aos utentes nas tomas de medicação e alimentação apropriadas para as convalescenças subsequentes.
Mas aparte de tudo isto, falemos também de um dia diferente, tão merecido e sempre tão desejado pelos utentes, para dar um pouco mais de cor às suas vidas, tantas vezes atormentada e esquecida.
E saibamos, de facto, retirar também deste dia um momento de divertimento, não só pelos comportamentos e expressões mais diversas que alguns deles faziam questão de dar nota de uma grande valentia, até àquele utente, profundamente deprimido e acabrunhado, que parecia mais ir entrar numa sala de tortura. E, por isso, também ter servido para nos rirmos uns dos outros, numa alegre cavaqueira.
De seguida iremos ter uma terceira fase de intervenção, que terá trabalhos de recuperação na cavidade oral, com colocação de próteses dentárias e outros tipos de tratamentos que se entenderem necessários, esperando todos nós, que tudo isto seja um contributo significativo de sorriso mais aberto para a recuperação e retoma da vida de cada uma destas pessoas.
Destaque-se, finalmente, e com o propósito de manter o estado de saúde oral destes utentes, a realização de uma sessão de esclarecimento a alertar para os cuidados diários de higiene oral, tendo sido já disponibilizado, para esse efeito, alguns materiais, nomeadamente escovas de dentes, dentífricos e também elixir.
Nunca será demais renovar o nosso agradecimento profundo pelo trabalho, pelo carinho e pelo cuidado que colocaram ao nosso dispor.
Um abraço amigo e reconhecido de todos nós.
E mais uma vez o CAPSA fez acontecer, como gosta de dizer e lembrar a entusiasta responsável, Dra. Joana Lopes.
Se tiver condições de nos ajudar financeiramente para mantermos este e outros projetos, por favor entre em contacto connosco através do email marketing@misericordiadesintra.pt