Promovemos o desenvolvimento integral da criança

Projeto Educativo

O projeto educativo é um documento orientador de toda a atividade escolar, de carácter pedagógico e elaborado com a participação da comunidade educativa. Serve como ponto de referência e orientação à comunidade escolar, de forma a garantir a coerência e eficiência do plano de ação.

O percurso da Santa Casa da Misericórdia de Sintra no domínio da educação tem permitido experienciar diversas ideologias pedagógicas, fazendo-nos crer que o processo de ensino – aprendizagem deve ser individualizado, adaptado às características, capacidades e necessidades específicas de cada criança mas, trabalhado em grupo e para o grupo para que todas as crianças beneficiem, de uma forma ou de outra, com todas as atividades propostas.

A metodologia de trabalho pressupõe, como ponto de partida, as motivações concretas da criança, associadas à sua realidade social, construindo-se um plano de ação, coordenado pelo educador. Este plano será flexível e aberto, tendo como objetivos fundamentais o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação criadora, da autonomia e socialização da criança.

Considerando que somos uma resposta social que promove a educação e o desenvolvimento das crianças correspondente ao período em que se inicia a construção da sua identidade, temos por base três aspetos a alcançar como principais objetivos: Educar, Cuidar e Brincar.

Os benefícios do brincar são muito significativos em termos de capacidade adaptativa (motora, cognitiva, emocional e social), cultura de sobrevivência, confronto com a adversidade, regulação emocional, autoconfiança, relação social e de ganhos significativos de competências motoras, cognitivas e sociais

Carlos Neto, 2020

É de igual modo na transmissão de competências, tais como o respeito pela individualidade de cada criança, que ela por sua vez também irá respeitar a individualidade dos outros, e é com este respeito, que teremos uma sociedade melhor.

Existe um Mundo Lá Fora

A importância de deixar as crianças brincarem livremente, dando-lhes oportunidade para serem criativas, explorarem, socializarem, conversarem entre elas, sem terem nada estruturado, e optar-se de preferência sempre pelo espaço exterior do equipamento de infância, é fundamental para o seu crescimento saudável.

Lá fora, há um grande mundo de observação que proporciona um forte foco de desenvolvimento da linguagem. É muito benéfico para as aprendizagens de crianças tímidas que ficam mais desinibidas no exterior, pois o ambiente é mais rico, tornando ainda mais enriquecedora a aprendizagem. Existe, assim, um desenvolvimento natural da linguagem por existir uma grande variedade de temas.

A natureza proporciona grandes aprendizagens em todas as áreas do desenvolvimento, trazendo grandes benefícios para as crianças, tanto a nível cognitivo como físico, de saúde mental, de aprendizagens e exploração sensorial.

Brincar desenvolve músculos e as habilidades sociais, fertiliza a atividade cerebral, aprofunda e regula as emoções, faz-nos perder a noção do tempo, proporciona um estado de equilíbrio, ajuda a lidar com as dificuldades, aumenta a expansividade e favorece as conexões entre as pessoas. Ao brincar ativamos o lado direito do cérebro, que está ligado à criatividade, emoção, imaginação, intuição e subjetividade

(Stuart Brown, 2017)

Comunicação com as famílias

Para comunicação privilegiada com os encarregados de educação, de forma a mantê-los o mais contextualizados possível em relação a toda a dinâmica diária em tempo atual, é utilizada uma Plataforma Digital específica.

Para saber mais sobre a metodologia pedagógica adotada, consulte o nosso Projeto Educativo, disponível para consulta na área da Secretaria dos equipamentos.

Missão

O departamento da Infância tem como missão assegurar os cuidados e acompanhamento pedagógico favoráveis ao desenvolvimento infantil integral, fomentando cada vez mais uma Educação Inclusiva e respeitando as capacidades, as necessidades e os interesses individuais de cada criança.