Mensagem do Provedor

Sejam bem-vindos ao portal da Santa Casa da Misericórdia de Sintra.

O lançamento do sítio desta instituição com quase quinhentos anos dedicados a obras de solidariedade social é a melhor forma de dar a conhecer as nossas obras de misericórdia e de convidar todos a participar neste projeto de apoio à comunidade.

Convidamos o visitante a conhecer as nossas atividades, valências e vivência diária, desafiando-o, também, a colaborar connosco no apoio aos mais necessitados.

Assumindo as funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sintra desde do início de 2007 aceitei, simultaneamente, a grande responsabilidade de gerir esta instituição e de proceder à sua reestruturação de forma a poder enfrentar os desafios de uma sociedade diferente, mais complexa, mas com problemas idênticos ao tempo da sua fundação. Coadjuvado por mesários empenhados e por vários colaboradores, tentamos diariamente apoiar aqueles que nos procuram com um conjunto de respostas nas áreas de Infância, Idoso e Ação Social.

O nosso apoio à comunidade é um compromisso social assente em valores cristãos que caracterizam as respostas sociais. Mas também nos norteiam objetivos de modernização e de crescente aumento de qualidade dos serviços que prestamos aos utentes.

Precisamos de todos para alargar a nossa obra e, sobretudo, ajuda para resolver problemas financeiros que a instituição tem de enfrentar com as mesmas dificuldades que muitas instituições de solidariedade se deparam. O apoio da Autarquia, da Segurança Social e de muitos Irmãos tem sido essencial para a continuidade deste projeto, mas só com a forte implantação de mecenato social será possível enfrentar os desafios do futuro com sustentabilidade. Nessa medida, fazemos um apelo aos parceiros empresariais com preocupações sociais para que aceitem o desafio da colaboração que responda à sua vontade de intervenção na área social, encontrando na Santa Casa da Misericórdia de Sintra um parceiro credível e com reconhecimento na comunidade.

Por isso, visitar este portal é também uma forma de homenagear todos os que ao longo dos anos vão dando corpo a um projeto feito de solidariedade e de amor ao próximo e de desafiar outros ao mesmo compromisso. Numa época em que muito se fala de consciência social e de uma nova geração de políticas sociais, a Santa Casa da Misericórdia de Sintra saberá estar atenta aos sinais dos tempos e manter-se-á na primeira linha do apoio social, com a ajuda de todos e a graça de Deus.

O provedor,

João Lacerda Tavares