Apresentação

A Santa Casa da Misericórdia de Sintra é uma das mais antigas e prestigiadas Instituições de Solidariedade Social do concelho de Sintra. Fundada em 1545 tem vindo a prestar apoios sociais aos mais desfavorecidos. 

Atualmente dedica-se a três áreas de intervenção prioritárias, apoio ao IdosoInfância e Ação Social. Disponibiliza um conjunto de serviços imprescindíveis à melhoria da qualidade de vida da população desfavorecida: equipamentos de Infância; Serviço de Apoio Domiciliário; Banco de Ajudas Técnicas; gabinete de Psicologia; apoio alimentar; apoio social; Centro de Emergência Social (refeitório, balneário e lavandaria social); Cantina Social e Loja Social.

  

À semelhança de outras Misericórdias, é constituída por uma Irmandade com cerca de 200 Irmãos que colaboram voluntariamente na gestão da Instituição. Existem outros voluntários que se dedicam diariamente às causas da SCMS, bem como, cerca de 70 colaboradores que desempenham diversas funções na Instituição.

A SCMS tem uma intervenção concelhia, acolhendo indivíduos de todas as freguesias do concelho, apoiando por isso, cerca de 2000 utentes mensalmente.

A SCMS é uma entidade privada, com fundos próprios, sendo o seu orçamento constituído maioritariamente por receitas provenientes de subsídios públicos (comparticipações financeiras estatais) e dos serviços que presta, nomeadamente, as mensalidades provenientes dos utentes dos equipamentos de Infância e da área do Idoso.

As Misericórdias são entidades independentes, que assumem constituição jurídica, áreas de atuação e fundos distintos. Desta forma, à semelhança de outras Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social, a SCMS possui restrições orçamentais.

Para aumentar as suas receitas, a Instituição tem desenvolvido atividades de angariação de fundos, apresentado candidaturas à obtenção de financiamento externo e conta com o apoio de doadores particulares e empresariais.

Juntos fazemos mais e melhor, por quem mais precisa!

RELEVÂNCIA NA COMUNIDADE

   

A relevância da SCMS na comunidade é notória, para as várias entidades locais e população. São várias as razões que contribuem para que a SCMS seja considerada uma instituição de referência no concelho:

  • Cobertura de resposta concelhia, sendo acolhidos utentes provenientes de todas as freguesias;
  • Exclusividade de respostas sociais, traduzida na criação do primeiro Centro de Emergência Social do concelho, que assegura diariamente uma resposta imediata a situações de emergência social p.e. sem abrigo;
  • Elevada experiência nas áreas de atuação, destacando-se a qualidade dos serviços prestados;
  • Rapidez no atendimento/acolhimento dos utentes e flexibilidade na prestação de serviços;
  • Elevada capacidade de resposta no serviço de Apoio Alimentar, em virtude das várias parcerias existentes com empresas doadoras.

Numa ótica de trabalho em rede e acompanhamento de proximidade aos utentes, a SCMS assume-se como uma entidade parceira, dando resposta adequada às solicitações de várias entidades locais. Desta cooperação, resultam parcerias com a divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Sintra, Juntas de Freguesia, núcleo da Segurança Social, Centro de Emprego de Sintra, I.P.S.S., Escolas, Centros de Saúde e Hospitais.