Porque ajudar a SCMS

A Santa Casa da Misericórdia de Sintra apoia diariamente centenas de famílias carenciadas e contribui anualmente para a melhoria de vida de milhares de pessoas. Realizamos tudo isto, com a imprescindível ajuda dos nossos parceiros: colaboradores, irmãos, Estado, doadores, voluntários e amigos.

Todos os dias chegam à SCMS novos pedidos de ajuda! Tentamos responder a todos, com extremas dificuldades por falta de recursos. Nos últimos anos, em consequência da crise, a necessidade de cooperação por parte dos nossos parceiros, é ainda muito maior!

Como tal e sendo a SCMS uma IPSS (instituição particular de solidariedade social), com fundos próprios limitados, precisa do apoio e financiamento de terceiros para dar continuidade aos seus projetos atuais e atividades futuras.

10 RAZÕES PARA APOIAR FINANCEIRAMENTE A SCMS:

1. A SCMS é uma das mais antigas, credíveis e prestigiadas instituições particulares de solidariedade social do concelho de Sintra.

2. A SCMS disponibiliza apoios destinados a vários grupos de utentes: famílias, imigrantes, Sem-Abrigo, adultos, crianças e idosos.

3. A SCMS é uma instituição de reconhecido valor junto da Segurança Social, autarquias, entidades locais e comunidade de Sintra.

4. Sem fins lucrativos e com poucos fundos próprios, depende do apoio financeiro de terceiros para manter e alargar a sua obra.

5. A SCMS apoia mensalmente cerca de 1900 utentes em situação de carência socioeconómica e, em resultado da crise, têm surgido frequentemente novos pedidos de apoio.

6. Nos últimos anos o departamento de Ação Social tem verificado uma maior procura nos serviços prestados, em consequência do agravamento das condições socioeconómicas das famílias do concelho, tendo-se prestado os seguintes apoios:

- 508 atendimentos de serviço social

- acompanhamento médio de 360 famílias desfavorecidas

- distribuição de 17.241 cabazes alimentares

- distribuição de 232 refeições no Refeitório Social

- 86 utilizações do Balneário Social

1. O Departamento de Ação Social, incluindo, o Centro de Emergência Social não possui qualquer apoio financeiro externo fixo.

2. A SCMS pretende abrir novos equipamentos de infância no concelho de Sintra.

3. A SCMS tem como objetivo de médio prazo abrir novas valências na área de apoio ao Idoso.

PRIORIDADES NA UTILIZAÇÃO DOS DONATIVOS FINANCEIROS:

• Compra de medicamentos para utentes acompanhados pelo Departamento de Ação Social;

• Pagamento de tratamentos médicos a famílias desfavorecidas acompanhadas pela instituição;

• Financiamento do Centro de Emergência Social (que não tem qualquer apoio financeiro externo fixo);

• Melhoria das instalações e apetrechamento dos equipamentos de Infância;

• Aquisição de novos artigos para o Banco de Ajudas Técnicas do Departamento do Idoso.

Visite as restantes seções para conhecer outras formas de ajudar a SCMS Parceiros recentes: Voluntariado, Donativos em géneros, Donativos financeiros, Rede de Parceiros, Cartão de Amigo, Mealheiro Solidário e Linha Telefónica.