SAD

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da SCMS tem como objetivo prestar serviços de qualidade a pessoas que, apesar da perda de funcionalidade optem por permanecer nas suas residências com a segurança da satisfação de todas as suas necessidades. Apresenta-se desde 1995 como um serviço flexível com base numa filosofia de complementaridade e adequação às necessidades das pessoas.

Os serviços são prestados por uma equipa qualificada, reconhecida pelos utentes, pois, durante a última sondagem de opinião realizada, as variáveis assinaladas com maior grau de satisfação foram a qualidade e regularidade da prestação do serviço de higiene, desempenho das ajudantes familiares (conhecimentos, linguagem, competência, empenho e afetividade) e o funcionamento do serviço administrativo.

Área geográfica de atuação

Acompanhando o crescimento da procura, a área geográfica de atuação do SAD tem sido alargada. Entre 1995 e 2005 a SCMS prestou serviços domiciliários em apenas duas freguesias do concelho de Sintra, Santa Maria e S. Miguel e S. Martinho; em 2005 implantou-se nas freguesias de Queluz, Belas, Monte Abraão e Massamá e em 2008 ampliou a resposta a três novas freguesias (Algueirão Mem-Martins, Rio de Mouro e Cacém). Pontualmente tem ainda assegurado serviços nas freguesias de S. João das Lampas, Colares e Terrugem. Consoante a evolução da procura e a capacidade instalada, a continuidade do alargamento da abrangência geográfica poderá ser concretizada.

Recursos Humanos

O Departamento de Apoio ao Idoso é formado por uma equipa qualificada, multidisciplinar e efetiva composta por:

- Coordenador e técnico, com formação base em Serviço Social e pós graduação em Gerontologia Social

- Psicólogo

- Ajudantes Familiares com formação teórica e prática

Para assegurar a prestação de todos os serviços, conta ainda com a colaboração da Área Alimentar, serviços administrativos, motoristas e voluntários diversos.

Tipologia de Serviços

O departamento de Apoio ao Idoso disponibiliza um conjunto de serviços que se ajustam às necessidades e expectativas do utente, através de um atendimento e acompanhamento cuidado e personalizado.

São disponibilizados os seguintes serviços:

  1. Cuidados de higiene pessoal e conforto – serviço de limpeza corporal total ou parcial, hidratação da pele, higiene oral, corte de unhas, corte de barba, tratamento de cabelo e posicionamentos.

  2. Serviço de fornecimento de alimentação – inclui a confeção e distribuição diária de refeições, permitindo a opção de refeição de tipo normal, dieta, dieta líquida e dieta mole, com ementas elaboradas por um nutricionista, garantindo-se desta forma, uma alimentação adequada às necessidades da população alvo. O equipamento de transporte é térmico permitindo a manutenção da temperatura da refeição por duas horas, após o empratamento. A Área Alimentar da Instituição possui certificação em HACCP.

  3. Manutenção do espaço habitacional – serviço diário, realizado após prestação dos cuidados de higiene, que inclui tarefas básicas domésticas como arrumação do quarto, limpeza da instalação sanitária e recolha de lixo.

  4. Lavagem e tratamento de roupa – inclui a recolha, entrega, lavagem e engomagem de roupa de uso pessoal e de casa, semanalmente. Este serviço é realizado através da subcontratação de prestador de serviços de Lavandaria. Não inclui o tratamento de roupa de grande porte, nem de roupa em tecidos especiais, como peles e sedas.

  5. Apoio na administração de medicamentos – auxílio/supervisão na administração de medicamentos com a devida prescrição médica, exceto medicação que obrigue a administração por técnico de saúde.

  6. Apoio na administração de refeições – acompanhamento na hora das refeições para administrar as refeições, incluindo a administração com sonda gástrica.

  7. Serviço de limpeza doméstica – serviço semanal ou quinzenal com a duração máxima de três horas para realização de limpezas domésticas de manutenção.

  8. Visita noturna – visita realizada por ajudante familiar no horário entre as 19h00 e as 22h00 para realização das atividades de vida diária como, apoio na administração de refeição e medicação, cuidados de higiene, apoio no deitar.

  9. Apoio social – intervenção de técnico de serviço social para encaminhar, sinalizar e apoiar na resolução de problemas.

  10. Apoio psicológico – consulta com objetivo de intervir em situações clínicas que incluam processos psicopatológicos decorrentes ou não do processo de envelhecimento. Psicodiagnóstico e recurso a técnicas de estimulação cognitiva nos pacientes com doença neurológica, atuando no sentido da prevenção secundária das demências e perdas cognitivas inerentes ao processo de envelhecimento normal. Encaminhamento e articulação com parceiros locais.

  11. Enfermagem de reabilitação – cuidados de enfermagem na área da reabilitação física.

  12. Aquisição de bens/serviços – deslocação ao exterior para a aquisição de bens e serviços.

  13. Táxi social – serviço de transporte e acompanhamento ao exterior em veículo ligeiro (para pessoas que não necessitem ser transportadas em ambulância) para deslocações diversas, tais como, consulta médica, compras e passeios (até 60 Km).

  14. Animação / Socialização “Em boa companhia” – serviço de acompanhamento e de lazer, que pretende promover a socialização do idoso. Pode ser prestado na casa do utente e/ou no exterior, incluindo atividades diversificadas de ocupação de tempo, adequadas aos interesses do utente, p.e. ginástica, pequenas caminhadas, passeios, piqueniques, colónia de férias, idas ao teatro, jogos, leitura e conversação, entre outras.

  15. Reparações domésticas – execução de pequenas reparações no domicílio do utente, p. e. substituição de fechadura, reparação de estores, limpeza do jardim, pinturas, etc. Preço estimado mediante orçamento prévio à prestação do serviço.

  16. Entrega de Ajudas Técnicas – entrega ou recolha e montagem de ajudas técnicas no domicílio do utente, p.e. cama articulada, até 25 Km.

Horário de Funcionamento

Os serviços podem realizar-se de segunda a domingo no horário entre as 8h00 e as 17h30, exceto em dias de feriado ou noutros previamente informados pela Instituição. O horário poderá alargar-se até às 22h00 para quem contratualize o serviço de visita noturna. O serviço de Cuidados de Higiene Pessoal e Conforto é prestado por visita cum duração variável entre 15 a 45 minutos, conforme as necessidades evidenciadas.

Pagamento dos Serviços

A SCMS possui um acordo de comparticipação financeira com o Instituto da Segurança Social. O utente pagará uma mensalidade de acordo com o rendimento do seu agregado familiar. Existem serviços que poderão não ser cobertos pelo referido acordo, sendo o respetivo custo pago pelo utente. Para mais informações marque um atendimento com o técnico de serviço social.

Informações Diversas

  • O primeiro atendimento para se obter informações sobre o funcionamento do Serviço de Apoio Domiciliário pode ser realizado presencial ou telefonicamente.

  • Após o atendimento, é agendada uma entrevista diagnóstica com o técnico de serviço social, que visa obter um levantamento de necessidades e avaliar a capacidade da equipa em satisfazer o plano de cuidados necessário ao utente.

  • A prestação e contratualização dos serviços estão limitadas às vagas existentes.

  • O plano de cuidados e respetivos serviços incluídos poderão ser alterados sempre que se justifique- Para tal será redigida uma adenda ao contrato inicial.

  • Sempre que necessário o técnico de Serviço Social realiza visitas domiciliárias para acompanhar e apoiar o utente e respetiva família.

  • Os serviços são organizados por zonas geográficas e realizados tendencialmente sempre pela mesma ajudante familiar.

  • Considerando o interesse que a Instituição tem na opinião dos utentes, são realizadas sondagens periodicamente, para a melhoria contínua dos serviços prestados.

  • Para melhorar o funcionamento e eficácia dos serviços, está a ser implementado um Sistema de Gestão de Qualidade de acordo com os referenciais do Instituto da Segurança Social.

  • Tendo como objetivos a melhoria da qualidade dos serviços e do desempenho do pessoal, a Instituição promove formação interna com frequência.

 

Informação nutricional sobre as ementas

Uma alimentação saudável no decorrer da vida é fundamental para a manutenção da saúde e, por sua vez para prevenir o aparecimento e desenvolvimento de doenças que já possam existir.

Na terceira idade é frequente o desenvolvimento de doenças crónicas e é nesta fase que começam a diminuir as capacidades, por isso a alimentação representa um papel importante e em muito pode contribuir para a qualidade de vida destes indivíduos. Nesse sentido, as ementas do departamento do idoso foram elaboradas com base na importância de uma alimentação saudável, tendo em atenção a variedade, qualidade e quantidade dos alimentos, nas necessidades nutricionais e características específicas dos indivíduos nesta fase da vida.”

Jacinta Freire (nutricionista voluntária da SCMS)

 

Para mais informações contacte-nos T. 21 923 92 70

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